This is America: análise do clipe que tem sacudido o mundo

maio 17, 2018

Antes de falar a minha pequena impressão sobre esse clipe, acho necessário que vocês assistam e tirem suas próprias conclusões. As coisas terão mais sentido se forem feitas nessa ordem, já que a dinâmica do clipe propõe que você se coloque no lugar de expectador comum e reflita sobre isso.

Contém cenas fortes!

O mundo todo está engajado em analisar esse clipe. A revista Times contratou um time de especialistas na área, para entender o máximo de referências possíveis e a sensação é de que as referencias são inesgotáveis. Tem muitas analises na internet, inclusive em nosso idioma para quem se interessar.

Acho estranho dizer que vou dar spoilers de um clipe, mas é exatamente o que acontece abaixo :).

A primeira vista você pode não ter a dimensão do fenômeno da comunicação que esse clipe representa, porém olhando de forma mais atenta vai entender o motivo da repercussão. Alguns pontos me chamaram atenção e vou falar sobre eles.

  • Distração: Esse conceito permeia todo o clipe. Tanto na música, na letra, nas imagens e melodia somos levados a perder nossa atenção. Esse processo é exatamente a crítica que o Childish faz sobre a sociedade. Enquanto prestamos atenção na dança, o mundo se acaba ao redor dele. Existe tanta coisa ruim acontecendo e nós perdemos tanto tempo e energia nos distraindo com o que não é importante. Esse movimento apenas reforça a injustiça e mantém a maquina social do jeitinho que está. A sociedade não esta preparada para filtrar esses ruídos e se deixa levar por aquilo que não é importante.

  • Preconceito: Claramente ele faz uma crítica ao preconceito. Negros morrendo por causa do ódio. Faz referencia ao caso de Treyvon Martin, que foi assassinado por um segurança que achou que o rapaz era um assaltante, mesmo todas as provas mostrando que Treyvon era inocente, o segurança branco foi inocentado. Ele faz a referencia também ao massacre racial na igreja de Charleston. O simbolismo nas expressões, nas roupas que eles usam e nos passos da dança reafirmam o racismo (vou deixar vocês pesquisarem).

  • Armas: Na sociedade Americana as armas viraram objeto de culto. Nos momentos que ele mata no clipe, as armas são sempre tratadas de forma cuidadosa. Já o corpo é retirado como um objeto e o Childish sai dançando. Muitas vezes a policia está por perto e nada acontece. Na America, muitos psicopatas e pessoas com instabilidade emocional estão tendo fácil acesso as armas. O governo já perdeu o controle sobre isso.

  •  Suicídio: Acho importante falar sobre a pequena cena de suicídio que passa quase que num piscar de olhos no clipe. O diretor coloca essa cena bem escondida, a sensação de falta de importância apenas mostra como isso é importante. Precisamos olhar para esse problema que está aumentando cada vez mais.

  • Drogas: Em determinado momento no clipe ele chama atenção para o uso de drogas. Acredito que a sociedade de forma disfuncional enquadra o dependente químico de forma a criminaliza-lo. Quando se trata de um homem negro e pobre ainda é pior. As politicas públicas necessitam entender o problema da dependência química como uma questão de saúde pública e orientar a população de forma mais assertiva a lidar com essa questão.

  • Cultura: Na própria dança e melodia vemos a apropriação cultural. Os movimentos são inspirados em várias vertentes da dança africana como o Gwara gwara. O clipe mostra a necessidade de se expor a cultura negra nas mídias de uma forma a atingir a todas as pessoas e a valorizar a raiz da cultura afro.

  • Conceito de verdade: O diretor já afirmou que o sentido geral do clipe é a forma como as pessoas se esforçam para não enxergar a verdade por ela ser muito dolorosa ou feia demais. Acredito que isso seja uma defesa para manter a coisa ruim longe de sua realidade. Essa negação é utilizada para estruturar o preconceito que está contido no exemplo da frase “os negros se vitimizam demais”. Sabe-se que essas frases são utilizadas para desmerecer a luta dos negros e não devem ser naturalizadas.  Acredito que a negação da verdade é uma forma de defesa que os humanos contra dores, culpa ou dificuldades. O problema é que para existir um mundo mais justo todos precisam se implicar no processo, senão o resultado será sempre a violência, o preconceito e essa luta social que vivemos.

E no Brasil, será que é diferente? É estranho as pessoas fingirem que está tudo certo quando nada está correto. Sabem que a corrupção na política utiliza nosso dinheiro de forma ilegal e as pessoas apenas repetem a mesma ação sabendo que o resultado será sempre igual. Não fazem nada para mudar.

Acredito que a arte é uma ferramenta poderosa de transformação, mas acredito também que se ninguém quiser, nada acontece. Sempre escrevo sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte com o que pode, mas sei também que todos estão tão magoados, que as vezes se sentem fracos em relação a tudo de ruim que acontece. Mas continuo acreditando que se cada um fizer um pouco e parar de se distrair com o que não importa a gente pode melhorar cada vez mais.

E você tem feito a sua parte?

 

Comente

*