Serviços

pano055

Objetivos

Acompanhar

Programa interdisciplinar e inovador, desenvolvido para cuidar com atenção do indivíduo e da família.

Desintoxicar

Cuidado integral do individuo focando na reestruturação de vida e suporte para a aquisição de hábitos saudáveis em todos os âmbitos.

Conscientizar

Construção da consciência necessária para estruturar o indivíduo para o presente e futuro.

Reabilitar

Desenvolvimento da autonomia, da autoestima, do autocuidado e do convívio social.

Serviços

 Para quem: Dependencia Quimica e Transtorno Mental.

 Duração:O indivíduo fica sob cuidados da clínica durante 24 (vinte e quatro) horas. O período de internamento é variável, entre 45 (quarenta e cinco) e 90 (noventa) dias.

Atividades desenvolvidas: De segunda sexta, das 08h às 17h, o paciente terá a assistência da equipe terapêutica em grupo (Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social), atendimento psicoterápico e psiquiátrico individual. Dentre as atividades diárias também estão incluídas Educação Física, Yoga, arteterapia, dança e teatro. Além disso contará com equipe médica 24h, acompanhamento farmacológico e equipe de enfermagem. Refeição integral.

Das 18 às 22:00 é o tempo disponível para que o paciente possa experimentar momentos de livre escolha de atividades e lazer, promovendo assim novas possibilidades criativas e transformadoras que o ajudará a modificar padrões de comportamento.

O paciente poderá utilizar pintura, leitura, música, jogos, filmes pré selecionados, grupos de estudos/apoio.

 Aos sábados – grupo terapêutico familiar e nos domingos visitas  de amigos e familiares, atividades esportivas, natação.

A familia e o paciente receberão apoio terapêutico continuo mesmo após a alta deste serviço.

Bases do Tratamento

psicologia-comportamental-cognitiva

Psicologia comportamental-cognitiva:

A teoria aborda a recaída como um evento que pode ser controlado pelo próprio dependente; Desta forma, o dependente é visto como um agente ativo no curso de seu tratamento. Com a ajuda das técnicas de prevenção à recaída, vai aprender os mecanismos de manejo mais efetivos, incluindo estratégias cognitivas, atividades substitutivas, que são pessoalmente planejadas, e o uso gratificante do lazer.
As estratégias de modificação do estilo de vida reforçam habilidades globais dos dependentes, o que vai ajudar a construir uma nova visão de si e auxilia na diminuição da freqüência e intensidade do desejo.


Teoria bio-comportamental (neuro biologia):

Apresenta as interfaces importantes para a compreensão e tratamento de adicções.


Terapia Ocupacional:

Vai estimular a sua criatividade e auto-expressão, desenvolvendo a sua capacidade de trabalhar em grupo, noções de dividir, compartilhar e limites.


Yoga:

Proporcionar relaxamento físico e mental com técnicas corporais.


Educação Física:

A atividade física orientada tem caráter terapêutico sobre as doenças psicológicas e dependênciaquímica. Objetiva promover o controle psicológico, bem-estar, socialização e qualidade de vida aprimorada, conscientizando o indivíduo para que o mesmo adote um estilo de vida mais saudável e preventivo.


Arte terapia:

Processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo.


Teatro:

A atividade teatral com o objetivo terapêutico é uma importante ferramenta no processo de conscientização e melhoria dos seus pacientes. A dramatização é utilizada para desenvolver habilidades artísticas teatrais, motivar a criação literária e representá-la, desinibir, integrar, melhorar as relações pessoais e criar condições sociais e psicológicas com o outro e consigo mesmo.


Dança:

A dança, dentro da proposta terapêutica, possibilita o indivíduo se perceber nesse ambiente, trabalhando de forma cognitiva sua coordenação motora fina não apuradas, desenvolvendo as questões do raciocínio lógico na elaboração e percepção dos movimentos.