Carnaval e saúde mental: prevenção é o melhor caminho

março 7, 2017

Imagem ilustrativa

O carnaval é um período complicado para pessoas que sofrem com algum transtorno mental ou dependência química, principalmente para as pessoas que moram na Bahia, onde culturalmente esta festa estimula os excessos. Empresas de bebidas alcóolicas patrocinam a festa, pois é neste momento que as pessoas aumentam seu consumo de álcool. Para a segurança pública a droga neste período é um dos maiores problemas, pois existe o aumento de consumo inclusive no circuito estimulando a violência e criminalidade. Quem vive na Bahia sabe que o estado muda neste período, todas as pessoas e empresas organizam sua rotina baseado nesta grande festa. O estimulo a sair “ficando” com varias pessoas, passar o dia bebendo nos camarotes “open bar”, precisar da energia que muitas vezes só a droga pode trazer, faz com que pessoas que sofrem com transtorno mental e/ou dependência química tenham que fazer uma escolha: ou me entrego à recaída ou preciso encontrar uma forma de me proteger.

A Clínica Fenix, pensando nesta problemática, propõe para esses períodos festivos o programa Fenix Breve, que consiste em uma internação de pequena duração com entrada e altas programadas para que as pessoas se previnam contra a recaída. O serviço é estruturado com objetivo de dar um novo significado ao carnaval sem excessos, sem drogas ou álcool, fazendo com que as pessoas entendam que é possível se divertir com saúde e bem estar.

Neste ano tivemos o “Baile de Carnaval Fenix” onde os pacientes prepararam as fantasias e as apresentações de teatro e dança juntamente com os orientadores Petinha Barreto, Irley Batista e Regina Filgueiras. O evento foi um sucesso! No final de semana foi realizado um churrasco onde os pacientes se implicaram em todo o processo e aproveitaram a música e a piscina em um maravilhoso dia ensolarado. Tivemos também o passeio à praia onde os pacientes fizeram aeróbico com o nosso Educador Físico Luciano Mendes, tomaram agua de coco e puderam curtir o banho de mar. Na chegada da praia eles fizeram a reflexão sobre esse processo com as psicólogas Ticiana Rangel e Jucelia Jesus. Tivemos também o encontro de família onde os pacientes puderam, além de ver os familiares, trabalharem em grupo o processo da internação neste período.

O resultado destas atividades mostrou que a prevenção ainda é a melhor forma do cuidado. Precisamos ter uma atitude preventiva, evitando assim as consequências negativas que o transtorno mental e a dependência química podem trazer para o individuo e sua família. Cuide de você e de quem você ama. Transforme sua vida!

Postado em Blog, eventos por Joaquim Moura | Tags: , , , , , , ,

Comente

*